TESTE - Investimentos na modernização da Linha do Douro avançam

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Criação de uma infraestrutura ferroviária moderna, sustentável, mais segura e com maior capacidade ao serviço da mobilidade das populações da região.

No âmbito dos programas Ferrovia 2020 e PNI 2030, a Infraestruturas de Portugal está a desenvolver um conjunto de projetos que pretendem dotar a Linha do Douro dos mais modernos sistemas de controlo, comando e sinalização interoperáveis e de tração elétrica em toda a sua extensão, criando uma infraestrutura ferroviária moderna, mais segura, com maior capacidade e sustentável ao serviço da mobilidade das populações da região. 

No decorrer do corrente mês, junho de 2024, tiveram lugar várias ações de relevo no desenvolvimento dos procedimentos em curso, designadamente o início da fase de estudos e projetos referente aos seguintes contratos:

  • Linha do Douro – Eletrificação e modernização do troço Régua - Pocinho – Adaptação e substituição da Pontes Metálicas - Lote 1, 2 e 3: Com um valor contatual de 2,424 milhões de euros, foram este mês contratados e iniciados os estudos das soluções a implementar por forma a que as pontes metálicas do subtroço Régua / Pocinho possam suportar cargas rebocadas de 22,5 ton/eixo.
  • No que se refere à reabilitação e reabertura do troço Pocinho / Barca D’Alva, na primeira semana deste mês teve início o contrato para a elaboração do Estudo Prévio e Projeto de Execução com o valor contratual de 4,086 milhões de euros. Este investimento tem como objetivo a reabertura à exploração ferroviária deste troço da Linha do Douro. 
  • Na semana passada teve lugar a abertura das propostas para o concurso designado Linha do Douro – Régua - Pocinho – Eletrificação e Modernização, um concurso lançado com um preço base de 7 milhões de euros, que visa o desenvolvimento dos estudos e projetos necessários à eletrificação e modernização das infraestruturas do subtroço Régua / Pocinho.

Além dos projetos já referidos, a modernização da Linha do Douro contempla igualmente a instalação de Sinalização eletrónica, incluindo o sistema de Controlo Automático de Velocidade/ ATP e Automatização de Passagens de Nível. Esta sinalização será compatível com o sistema ferroviário de interoperabilidade de comboios transeuropeu, bem como o sistema de telecomunicações GSM-R, que servirá de suporte às comunicações dos outros sistemas a instalar. 

A Linha do Douro será também dotada de um sistema compatível com ERTMS (European Railway Traffic Management System) com ETCS de nível 2.

Ao nível das Estações e Apeadeiros, e em estreita articulação com o Operador, serão considerados cais de passageiros com 150m de comprimento e 0.76m de altura. No caso particular da Estação da Régua está previsto um cais com 200m de comprimento, possibilitando a sua utilização para o serviço intercidades.

O atual ponto de situação do desenvolvimento destes contratos é demonstrativo do total empenho da Infraestruturas de Portugal para que a realização dos investimentos previstos para a Linha do Douro, no âmbito do PNI 2030, sejam uma realidade até ao final da presente década.

A concretização deste vasto conjunto de intervenções irá assegurar aos utilizadores da Linha do Douro um serviço de transporte público mais eficiente, rápido, seguro e ambientalmente sustentável.